quinta-feira, 14 de junho de 2012

0 A 2 ANOS


A alimentação no primeiro ano de vida é um marco muito importante, pois é nessa fase que são formados os hábitos alimentares. Esse período é classificado em duas fases: antes dos seis meses e após os seis meses. Durante a primeira fase a criança deve ser somente amamentada, evitando oferta de chás, água e sucos. Para isso, é necessário tranqüilizar a mãe, explicando que o leite materno é completo. Após esse período preconiza-se que a criança receba alimentos complementares, iniciando essa fase com duas papas de frutas e duas papas salgadas, sendo essas papas amassadas em forma de purê. A carne deve ser disponibilizada  no inicio da alimentação pois a demora da introdução de alimentos ricos em ferro pode  diminuir as reservas colocando a criança  em risco levando para o quadro de anemia. O ovo inteiro já pode ser introduzido a partir dos seis messes em substituição a fonte protéica. A introdução de certos alimentos, potencialmente alergênicos, como ovo e peixe, pode ser realizada a partir do sexto mês de vida. O efeito da alimentação variada na aceitação de novos alimentos é mais importante quando a criança é exposta a uma variedade de alimentos entre as refeições e na mesma refeição. Deve-se evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Assim, ajudando para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares.  Nessa fase, deve-se procurar oferecer uma alimentação similar a alimentação da família procurando-se variar cores, texturas e sabores.
O Ministério da Saúde desenvolveu um guia chamado “Dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos”. Dez passos esses, que estão descritos abaixo:
Passo 1: dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
Passo 2: a partir dos seis meses, oferecer de maneira lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
Passo 3: a partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes) três vezes aos dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
Passo 4: a alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.
Passo 5: a alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purê) e aumentar gradativamente a consistência até chegar à alimentação da família.
Passo 6: oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
Passo 7: estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas      refeições           
Passo 8: evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas,        salga­dinhos e outras guloseimas, nos primei­ros anos de vida. Usar sal com modera­ção.
Passo 9: cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos e garan­tir o seu armazenamento e conservação adequados.
Passo 10: estimular a criança doente e con­valescente a se alimentar, ofere­cendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.
 Papa de carne, fubá e couve

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de carne moída.
1 colher de óleo de soja.
1 colher (chá) de cebola ralada.
4 colheres (sopa) de fubá.
½ folha de couve-manteiga picadinha.

Modo de preparo: Em uma panela pequena, refogar a cebola e a carne no óleo. Acrescentar dois copos de água fria (400 a 500mL) e o fubá. Deixar cozinhar, sem parar de mexer, até que o caldo fique encorpado. Juntar a couve picada e cozinhar por mais 5min em fogo brando. Se necessário, acrescentar mais água.

Valor Nutricional:
Energia: 393,42 kcal
Proteína: 16,19g
Carboidrato: 48,67g
Lipídios: 14,32g
Vitamina A: 64,7ug
Ferro: 1,94mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário