quinta-feira, 14 de junho de 2012

ADULTO




Existem diferenças entre o aprendizado entre diferentes faixas etárias em relação às mudanças dos hábitos alimentares. O adulto não gosta de ser colocado em situações em que se sinta tratado como criança: alguém dizendo o que fazer e o que não fazer. Os melhores métodos de avaliação são os que não intimidam, que permitem a determinação do que foi aprendido e demonstram como as novas informações serão incorporadas as atividades diárias. Alguns pontos devem ter atenção especial em relação ao adulto: não repreende-lo; evitar planos padronizados; explicar que a mudança irá reduzir riscos e não apenas insistir na mudança; responder as perguntas e estabelecer objetivos realistas; auxiliar na transposição do medo e da ansiedade.
Nas últimas décadas, o aumento da prevalência da obesidade em nível mundial tem colocado esse fator de risco como um dos maiores problemas de saúde pública da humanidade. De acordo com as mais recentes estimativas globais da OMS, mais de dois bilhões de pessoas acima de 15 anos de idade apresentam excesso de peso e, dentre esses, há 400 milhões de obesos. Além disso, as projeções futuras para o ano 2025 indicam que o aumento mundial do número de pessoas adultas com excesso de peso e obesidade aumentará para 3 bilhões e 700 milhões, respectivamente.
O estado nutricional expressa o grau no qual as necessidades fisiológicas por nutrientes estão sendo alcançadas, para manter a composição e funções adequadas do organismo, resultando do equilíbrio entre ingestão e necessidade de nutrientes. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para variado numero de agravos a saúde, dos quais os mais freqüentes são doença isquêmica do coração, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, diabetes mellitus tipo 2, colelitíase , osteoartrite (especialmente de joelhos), neoplasia maligna de mama pós menopausa e de endométrio, esofagite de refluxo, hérnia de hiato e problemas psicológicos.
A análise das mudanças alimentares, recentemente verificadas nas dietas dos diversos países do mundo, revela um aumento considerável do consumo de gorduras e açúcares. Mesmo nos países e regiões mais pobres o maior acesso a estes produtos, e por causa dos baixos preços praticados tem levado ao crescimento exagerado do seu consumo.
Práticas alimentares têm repercussões importantes no estado da saúde. Sabe-se que a promoção de mudanças nas práticas alimentares faz parte das metas para atingir a saúde. São necessárias mudanças baseadas na escolha e no preparo dos alimentos de maneira que promovam a adoção de uma alimentação mais saudável.                      
A mudança de comportamento é o maior desafio encontrado por profissionais da saúde, pois práticas alimentares saudáveis não são suficientes para que haja mudanças efetivas no comportamento. Apesar de a mudança de comportamento ser responsabilidade do paciente, é responsabilidade do profissional utilizar estratégias adequadas para facilitar o processo de mudança.

Grupo alimentos
Recomendação calórica média por grupo Kcal
Numero de porções diárias do grupo
Valor energético médio por porção
Cereais, tubérculos e raízes e derivados
900
6
150
Feijões
55
1
55
Frutas e sucos naturais
210
3
70
Legumes e verduras
45
3
15
Leite e derivados
360
3
120
Carnes e ovos
190
1
190
Óleos gorduras e sementes oleaginosas
73
1
73
Açúcares doces
110
1
110




Receitas
Bife á parmegiana                                     

Rendimento: 4 porções

Quantidade (medida caseira)         Ingredientes

04 bifes                                            alcatra
2 fatias médias                                 ricota amassada
½ copo                                             molho de tomate
Q.S                                                   orégano
o mínimo                                            sal
Q.S                                                   alho
1 col.sopa                                        azeite de oliva


Modo de preparo:

Corte a alcatra em bifes. Tempere e grelhe as porções ligeiramente na frigideira untada com o azeite. Coloque os bifes em um refratário e cubra com molho de tomate. Polvilhe com a ricota amassada e por último com o orégano. Leve ao forno para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário