quinta-feira, 14 de junho de 2012

IDOSOS




No mundo todo está ocorrendo o envelhecimento populacional, porém de forma mais rápida e, principalmente, em países em desenvolvimento como o Brasil. O envelhecimento populacional exige preparações para as consequências sociais e econômicas que dele advêm. Alterações fisiológicas e anatômicas do próprio envelhecimento tem repercussão na saúde e na nutrição do idoso. Mudanças essas que incluem: redução da capacidade funcional, alterações no paladar, alterações de processos metabólicos do organismo e modificações da composição corporal.
O estado nutricional do idoso pode ser afetado pelo uso de medicamentos que causam interferência na ingestão, no sabor, na digestão e na absorção dos alimentos, alterando o consumo alimentar. Com o aumento da expectativa de vida e também com a incidência de doenças crônicas não-transmissíveis, o uso de medicamentos pode interferir no metabolismo humano. Além desses itens, o idoso brasileiro frequentemente apresenta baixas condições socioeconômicas. Em muitas residências, a aposentadoria do idoso é a única renda familiar e, além disso, o custo de seus medicamentos é elevado. Assim, a alimentação não é priorizada.
O hábito alimentar do idoso não é determinado somente por preferências ou mudanças fisiológicas, mas também por fatores de integração social como solidão, isolamento social, acesso ao transporte, condição financeira e supressão de refeições. Esses fatores predispõem o idoso à falta de preocupação consigo, fazendo com que se alimente de maneira inadequada em termos de quantidade e de qualidade.
O idoso pode sofrer déficits de cognição que o tornam incapaz de compreender e memorizar as orientações repassadas. Nesse caso, é importante que o cuidador ou quem passa o maio tempo com o idoso esteja sempre presente, pois além das recomendações apresentadas, é importante que o acompanhante, nas horas das refeições, diga o que o idoso irá comer e estimule que ele sinta o aroma da comida. O local das refeições deve ser tranqüilo, e o convívio com a família durante é importante para a socialização.
O idoso deve realizar sozinho o ato de comer, mesmo que haja demora. Colheres, copos e pratos podem ser adaptados para possibilitar a alimentação independente; por exemplo, pode-se providenciar talheres com cabos mais grossos, para que a pessoa possa pegá-los com mais firmeza. Para que o prato não escorregue, uma alternativa é colocar um pano não escorregadio em baixo do prato, evitando tecidos de cores fortes. E evitar guardanapos de papel, que podem ser comidos.
Mudanças bruscas de hábitos alimentares são difíceis para qualquer faixa etária, mas especialmente para o idoso. As orientações devem ser adequadas para as habilidades e as capacidades para compreenderem a quantidade e o tipo de informações. Técnicas não-verbais são eficazes, incluindo a utilização de impressos e figuras. Um instrumento de orientação e de educação nutricional à disposição dos nutricionistas é a pirâmide alimentar do idoso, que pode ser empregada para o melhor entendimento das orientações planejadas e repassadas. É de suma importância levar em consideração a capacidade de entendimento do idoso, seu grau de escolaridade e suas condições cognitivas. Em alguns casos, o modelo do prato, ou seja, o formato da antiga roda dos alimentos pode ser uma estratégia que os idosos irão compreender melhor.


A alimentação deve ser colorida e variada, acrescentando-se temperos suaves e evitando-se os picantes, que podem provocar algum desconforto abdominal. Recomenda-se alimentos variados, como frutas, hortaliças, legumes, e deve-se evitar a monotonia nas refeições. O ideal são receitas fáceis de fazer e deve-se evitar o excesso de sal, pois os idosos tem menor capacidade de detectar o sal nas refeições, substituindo o sal por ervas ou azeite de oliva para realçar o sabor.

Receitas

Iogurte natural

Ingredientes:
3 litros de leite fervidos e morno
20 col. sopa de açúcar
1 copo de iogurte natural sem sabor

Modo de preparo:
Em um recipiente coloque o leite, e misture bem o açúcar. E acrescente o copo de iogurte batido para não empelotar. Misture bem, feche o recipiente com o leite ainda quente e espere por 12 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário