quinta-feira, 14 de junho de 2012

PRÉ-ESCOLAR



Durante o primeiro ano de vida, os ganhos médios de peso e altura são três vezes maiores do que no segundo ou terceiro ano. O apetite da criança diminui após o primeiro ano em função da redução da energia necessária relativa ao peso. Apesar da diminuição na taxa de crescimento, os requerimentos de proteínas, vitaminas e minerais aumentam.
Nessa idade a criança tem um ritmo de crescimento regular e ponderado para ambos os sexos, somente a partir da idade pré-pubertária o sexo da criança irá interferir tanto em seu crescimento quanto em sua alimentação. É nessa fase que a criança está desenvolvendo os seus sentidos e diversificando os sabores, e com isso formando suas próprias preferências.

Estratégias para estimular a criança a ter uma alimentação saudável

Não ofereça algum tipo de recompensa para estimular a criança a se alimentar corretamente. Se uma criança come para deixar a mãe feliz ou para ganhar um doce, aprenderá que a aprovação dos outros depende do quanto come ou que comida deve ser usada como auto premiação.
Não force a criança a comer o que ela não gosta, isso vai irritar a criança e vai transformar a hora da refeição em uma batalha onde ninguém sai ganhando. Se você já expôs o alimento diversas vezes, a criança já experimentou e realmente não gostou, parta para outro alimento.

Deixe a criança participar
, tanto da escolha dos alimentos, quanto do preparo. Deixe-a dar sugestões do que comprar e da maneira como o alimento deve ser preparado. Isso vai fazê-la se interessar ainda mais pela comida. Mas se ela não quiser participar, não insista.
Dê o exemplo. Ver os pais, familiares, professores e amigos comendo algum alimento é um grande estimulo para que a criança também queira comer.
Dê conhecimento. Crianças são muito curiosas sobre tudo, por isso, mostre os alimentos na sua forma natural, fale sobre as vitaminas que eles possuem e sobre a importância delas no nosso corpo. Use livros sobre o funcionamento do corpo humano ou nutrição com ilustrações para facilitar o entendimento.
Atenção com os temperos na salada. Tenha o cuidado de não temperar todas as saladas com o mesmo tempero. Se a criança não gostar do tempero, não vai comer as verduras. Tente de tudo: molho de iogurte, maionese, molho branco, vinagre de vinho, vinagre de maçã, azeite de oliva, sal, ervas finas, etc.
A criança precisa compreender que a salada não é prato um secundário, ou apenas um acompanhamento. Ofereça sempre junto com os outros alimentos. Experimente colocar a salada como prato principal de alguma refeição.
Faça pratos diferentes, diferentes preparações com o alimento que você deseja introduzir na alimentação da criança. Por exemplo: a maioria das crianças não gosta de cenoura cozida, nem de cenoura crua ralada. Mas boa parte delas gosta de bolo de cenoura, suflê de cenoura, suco de cenoura e de outros pratos em que a cenoura é o ingrediente principal. Preparando pratos gostosos com o alimento é possível que a aversão da criança diminua.
A hora da refeição deve ser um momento divertido e prazeroso. Por isso, faça pratos lúdicos, coloridos, com desenhos ou formas diferentes. Esses pequenos detalhes fazem a criança despertar o interesse pela comida.
Importante:
As refeições devem ser oferecidas em volumes pequenos, adequadas à pequena capacidade gástrica da criança. Na fase pré-escolar, o volume gástrico médio fica em torno de 200 a 300ml, enquanto que nos adultos a média é de 1300ml, ou seja, cerca de quatro vezes maior.
As refeições e lanches devem ser servidos em horários fixos diariamente, com intervalo suficiente para que a criança fique com fome (de três a quatro horas) totalizando seis refeições no dia (café da manhã, almoço, janta e três lanches). Estudos demonstraram que, quanto maior o intervalo entre as refeições, maior a quantidade de alimentos ingeridos no momento da refeição, e vice-versa.
Disponibilizar, todos os dias, pequenas quantidades de verduras e legumes, pois é nessa faixa etária que as preferências alimentares são determinadas. É necessário expor diversas vezes o alimento – de oito a 15 vezes – para ser aceito pela criança.
As bebidas precisam ser controladas durante as refeições, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes, o que pode causar carências nutricionais e até a redução do peso. No intervalo entre as refeições, dê preferência para a água para saciar a sede. Lembrando que a recomendação de água para pré-escolares gira em torno de 1,5 litros por dia.

Tamanho das Porções

Grupo
Alimentos/Tipos
1 a 3 anos
4 a 5 anos
Grãos e cereais
Pães
1/4 a 1/2 fatia
1 fatia
biscoitos
2 a 3 unidades
3 a 4 unidades
cereais matinais integrais
1/4 a 1/3 xícara
1/2 xícara
cereais cozidos e massas (arroz, trigo)
1/4 a 1/3 xícara
1/3 xícara
Frutas e Vegetais (ricos em vitamina C)
picados ou cozidos
1/3 xícara
1/2 xícara
Suco
1/3 xícara
1/2 xícara
Frutas e Vegetais (ricos em vitamina A)
picados ou cozidos
1/4 xícara
1/4 a 1/2 xícara
Suco
1/4 a 1/3 xícara
1/2 xícara
Outras frutas e vegetais
picados ou cozidos
1/4 xícara
1/4 a 1/2 xícara
Inteiros
1/4 a 1/2 xícara
1/3 a 1/2 xícara
Suco
1/2 xícara
1/2 xícara
Leites derivados

1/2 xícara ou 15g
3/4 xícara ou 25g
Carnes, ovos ou leguminosas
Carnes
1 a 2 col. de sopa ou 30 a 60g
4 a 5 col. de sopa ou 60 a 90g
Ovos
1 unidade
1 unidade
leguminosas
1 a 3 col. de sopa
2 a 4 col. de sopa
Gorduras ou óleos

1 col. de sopa
1 col. de sopa



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